A Didática do Português baseia-se em princípios metodológicos específicos, segue determinadas finalidades, conteúdos e objetivos.
Considera-se que o aprendente é mais importante do que a matéria que se ensina ( Reis, 1990: 15), tendo necessidades específicas de aprendizagem. Aprender é necessário para que o aluno adquira autonomia na sua relação com o mundo e os outros e, ao mesmo tempo, satisfaça as suas necessidades (Reis, 1990: 14).
O aluno é autor do seu percurso e um sujeito com um progresso próprio na apropriação e articulação do conhecimento (Reis, 1990: 15). A sua aprendizagem faz-se por enriquecimentos sucessivos, não havendo uma metodologia uniforme (Reis, idem).
O professor cuja missão é ensinar, avaliar, transmitir saberes de conteúdos pré-determinados para que se cumpra a fidelidade a princípios e a estes conteúdos (Reis, 1990: 14), deverá considerar o público-alvo, diferenciado, adotando estratégias diferentes.
Assim, proporá ao aluno “comportamentos verbais adequados a cada situação” (…) para atingir os objetivos de cada momento (Reis, 1990, idem).
Para além disso, o estudo da língua materna deverá abranger também uma diversidade de níveis e registos (Reis, 1990: 16) respeitando as produções dos alunos se estas veiculam pertenças sociais. Deve proporcionar-se aos alunos uma abertura ao conhecimento, variantes do autor e treiná-los na utilização de registos adequados às condições comunicativas (Reis, 1990: 16).
De acordo com a Comissão para a Reforma do Ensino as principais finalidades são promover essencialmente a “estruturação individual” por meio de instrumentos verbais expressando conceitos de espaço, tempo, quantidade, desenvolver a capacidade crítica criativa, a memória, o raciocínio e a sensibilidade estética, contribuir para uma “identificação crítica do aluno” com as manifestações e realizações da cultura nacionais e universais, transmitir autoconfiança, autonomia e realização pessoal aos alunos ( Reis, 1990: pp16-17).
Por outro lado, há finalidades relacionadas com a autonomia e com a perspetiva ética da disciplina.
Neste último caso, a finalidade visa “favorecer a interiorização dos princípios universalizantes de justiça, tolerância, solidariedade e cooperação” (Reis, 1990, idem). Parece ser fundamental esta finalidade que assenta numa perspetiva ética da disciplina, já que implica uma escolha por parte do professor de modelos que favoreçam o desenvolvimento de valores e a interiorização do aprendente.
O grande objetivo da Didática da Língua Portuguesa é, sobretudo, o “como ensinar” e aquilo que resulta como produto, ou seja, o sucesso do aluno (Reis, 1990: p. 21) ao longo da sua “margem” e tem como principal finalidade é "assegurar o desenvolvimento gradual das capacidades de expressão e compreensão em língua materna" ( Reis, 1990, idem).
Bibliografia
Reis, Carlos, Adragão, José Victor, Didáctica do Português, Universidade Aberta, 1990, pp 13-22
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