sábado, 18 de junho de 2016

Estratégias e práticas de aprendizagem no ensino da História e Geografia de Portugal: novas abordagens e práticas em blended learning

Maria Esmeralda Costa e José Moreira efetuaram um estudo de caso junto de 122 alunos do 8º ano, à disciplina de História, numa escola portuguesa, para aferir se os ambientes virtuais podem fornecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem.
Os investigadores referem a importância da plataforma Moodle como uma importante ferramenta pedagógica para a implementação de modalidades baseadas no e-learning, considerando que as modalidades de b-learning têm contribuído para a transformação dos atuais cenários educativos.
Costa e Moreira consideram que os “modelos de aprendizagem em ambientes virtuais conduzem à reflexão e apresentam-se como referenciais para implementar práticas e para analisar os processos de interação e colaboração no seio das comunidades virtuais de aprendizagem (Garrison, Kanuca, 2004).
Este processo permite que os aprendentes aprendam de forma ativa, autónoma e responsável, respeitando o próprio ritmo de aprendizagem e desenvolvimento.
Os investigadores referem-se ao modelo e-moderating de Salmon (2000) que é considerada uma das propostas mais completas e integradas. É baseado em cinco etapas ou níveis que orientam a atividade do professor-moderador no trabalho com os estudantes para conseguir a construção de comunidades virtuais de aprendizagem.
Este modelo assenta na atividade de e-moderador, visando a independência do estudante junto com os outros elementos do grupo. Para o sucesso deste processo é necessário um processo estruturado de desenvolvimento, assentando em cinco etapas conducentes à autonomia na aprendizagem como o acesso e motivação, socialização online, troca de informação, construção de conhecimento e desenvolvimento.
Esta investigação teve como objetivo “programar possíveis cenários e designs alternativos de aprendizagem no ensino da História “em modalidade de b-learning no domínio da pedagogia no ensino regular, estudando o efeito deste modelo na competência de aprendizagens dos estudantes.
Foi utilizada uma metodologia em que se analisou o impacto dos ambientes virtuais de aprendizagem e de um modelo pedagógico online na perceção de competência de aprendizagem dos estudantes do ensino regular, utilizando a abordagem do Design Based Research (DBR) que é uma metodologia de pesquisa em educação que visa realizar uma investigação rigorosa e reflexiva para testar e aperfeiçoar ambientes de aprendizagem inovadores. Os professores são co-pesquisadores contribuindo para o desenvolvimento da teoria do design.
A disciplina de História foi lecionada em regime b-learning, sendo o ambiente virtual usado como complemento às aulas presenciais e utilizada uma Escala de Competência de Autoaprendizagem (ECAA). Foram tidos em conta alguns princípios para os ambientes online tais como o design centrado na aprendizagem.
Foram considerados alguns componentes fundamentais para o desenvolvimento adequado do ensino aprendizagem online, tendo sido produzido um guia de aprendizagem do aluno (GAA) relativo ao conteúdo que serviu de referência para os estudantes, à estrutura e às aprendizagens.
Os investigadores concluíram que o sucesso da educação em ambientes virtuais depende das condições dos ambientes virtuais e das condições pedagógicas.

Os resultados do estudo demonstram que o ambiente virtual, com base num design centrado no desenvolvimento de competências e no modelo pedagógico e-moderating, baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, teve efeitos positivos na aprendizagem dos estudantes, considerando a Aprendizagem Ativa, a Iniciativa de Aprendizagem e Autonomia na Aprendizagem.
Costa, Maria Esmeralda, Moreira, José "O B-LEARNING E A PERCEÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS NO ENSINO DA HISTÓRIA" in Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo ISSN: 2238-5819

Sem comentários:

Enviar um comentário