No âmbito deste último tema foi solicitado o EFOLIO B, referente ao tema "
A PLANIFICAÇÃO E A AVALIAÇÃO NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL" e tendo como sub-temas:
Organização do ensino.
Aspetos a considerar na planificação do ensino.
Conceito e funções da avaliação.
Instrumentos de avaliação.
A planificação em ambientes combinados de aprendizagem- a construção de guias pedagógicos ou planos de unidades temáticas.
Domínio -Portugal do século XX
|
|
Unidade
Didática- O Estado Novo (1933-1974)
Meta de aprendizagem: 2. Conhecer e compreender os
mecanismos de difusão dos ideais do Estado Novo e de repressão para com os
opositores
|
Objs. Específicos
|
Conteúdos programáticos
|
Metodologia
|
Atividades/Recursos
|
Avaliação
|
Tempo
|
Indicar os principais valores defendidos pelo Estado
Novo, salientando a máxima “Deus, Pátria e Família” e a obediência.
|
As restrições às liberdades
Os conceitos de Ditadura,
Liberdade, Censura,
|
Trabalho
individual
Trabalho
a pares
|
Visionamento
de breve documentário sobre os valores do Estado Novo.
Resolução
de pequeno guião orientado sobre o documentário visionado.
Sistematização
final
|
Formativa
|
2
tempos de 45 minutos/ 2 aulas
|
Referir a utilização do ensino, da Mocidade Portuguesa e
da propaganda como formas de difusão dos ideais do Estado Novo.
|
As formas de difusão dos ideais
do Estado Novo
|
Trabalho
individual
Trabalho
de grupo
|
Pesquisa
orientada nos sites da Biblioteca Nacional e da Torre do Tombo sobre a
difusão dos ideais do Estado Novo. Pequeno trabalho de grupo com guião
sobre a pesquisa efetuada .
Escrita
de texto final no Blog de HGP da turma.
|
Formativa
Sumativa
|
2
tempos de 45 minutos/ 2 aulas
|
|
Enumerar os mecanismos de repressão do Estado Novo.
|
A PIDE
A Censura
A oposição política
|
Breve
discussão com os alunos sobre os mecanismos de repressão do Estado Novo
Observação
direta
Breve
sistematização sobre os mecanismos de repressão
Trabalho
a pares
|
Anotação no caderno das
referências no documentário sobre os mecanismos de repressão-formas de
tortura física, psicológica, repressão política, social e religiosa.
Leitura e análise de texto
proibido pela Censura- artigo do jornal "Diário de Notícias".
Escrita de texto crítico sobre
os mecanismos de repressão do Estado Novo para inserção no Blog da turma.
|
Formativa
|
3
tempos de 45 minutos/ 3 aulas
|
|
Referir os objetivos e a forma de atuação da polícia
política, reconhecendo nos meios utilizados o desrespeito pelas liberdades
e garantias fundamentais dos cidadãos.
|
A atuação da PIDE e o seu
funcionamento
A Ditadura vs Liberdade
|
Breve
discussão com os alunos sobre a ideia de liberdade e a ideia de repressão
Trabalho
a pares
|
Visionamento do documentário No
limite da dor, RTP, 2014
" com testemunhos de vários ex-presos políticos que foram torturados
pela PIDE e submetidos a todo o tipo de torturas: espancamentos muito
violentos, privação do sono, isolamento, chantagem emocional."
Resolução
de guião orientado sobre o documentário e posterior inserção pelos alunos
no Blog da turma.
Construção
de texto crítico sobre a forma de atuação da polícia política sobre os
cidadãos portugueses. ( inserção posterior ,após correção e avaliação da
professora, no Blog da Turma).
|
Formativa/ Sumativa
|
2tempos de 45 minutos/ 2 aulas
|
Referir
a existência de prisões políticas, destacando a colónia penal do Tarrafal.
|
As prisões políticas
O Tarrafal
|
Discussão com os alunos sobre a
ideia de prisão vs liberdade
Trabalho a pares
|
Visionamento em powerpoint de
fotografias de prisões políticas como o Tarrafal e Caxias.
Visionamento de pequeno excerto
de "Há 70 anos, o Tarrafal: os
últimos sobreviventes", RTP, 2007
Resolução de ficha formativa
sobre as prisões políticas, em particular, sobre o Tarrafal, disponível no
Blog da turma.
|
Formativa
Observação Direta
|
2 tempos de 45 minutos/ 2 aulas
|
Reconhecer
na atualidade a existência de regimes com características ditatoriais onde
diariamente são desrespeitados os Direitos Humanos.
|
Os regimes ditatoriais atuais
Os Direitos Humanos
|
Discussão com os alunos sobre os
regimes ditatoriais atuais e os direitos humanos.
Que direitos são desrespeitados?
|
Visionamento a partir do Blog da
turma de breve documentário sobre os Direitos Humanos ( versão portuguesa)
das Nações Unidas.
Resolução de ficha formativa
sobre os Direitos Humanos , disponível no Blog da turma.
|
Observação Direta
Formativa
Sumativa
|
2 tempos / 2 aulas
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
EFOLIO B
SEMINÁRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA
DE PORTUGUÊS, HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS ( 200)
MARINA ISABEL COSTA MALHEIRO
CARREIRAS
1004595
Sem comentários:
Enviar um comentário