sábado, 18 de junho de 2016

A PLANIFICAÇÃO E A AVALIAÇÃO NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

No âmbito deste último tema foi solicitado o EFOLIO B, referente ao tema "A PLANIFICAÇÃO E A AVALIAÇÃO NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL" e  tendo como sub-temas:
Organização do ensino. 
Aspetos a considerar na planificação do ensino.
Conceito e funções da avaliação. 
Instrumentos de avaliação. 
A planificação em ambientes combinados de aprendizagem- a construção de guias pedagógicos ou planos de unidades temáticas.



Domínio -Portugal do século XX

Unidade Didática- O Estado Novo (1933-1974)
Meta de aprendizagem: 2. Conhecer e compreender os mecanismos de difusão dos ideais do Estado Novo e de repressão para com os opositores
Objs. Específicos
Conteúdos programáticos
Metodologia
Atividades/Recursos
Avaliação
Tempo
Indicar os principais valores defendidos pelo Estado Novo, salientando a máxima “Deus, Pátria e Família” e a obediência.
As restrições às liberdades

Os conceitos de Ditadura, Liberdade, Censura,
Trabalho individual

Trabalho a pares
Visionamento de breve documentário sobre os valores do Estado Novo.
Resolução de pequeno guião orientado sobre o documentário visionado.
Sistematização final
Formativa
2 tempos de 45 minutos/ 2 aulas
Referir a utilização do ensino, da Mocidade Portuguesa e da propaganda como formas de difusão dos ideais do Estado Novo.
As formas de difusão dos ideais do Estado Novo
Trabalho individual

Trabalho de grupo
Pesquisa orientada nos sites da Biblioteca Nacional e da Torre do Tombo sobre a difusão dos ideais do Estado Novo. Pequeno trabalho de grupo com guião sobre a pesquisa efetuada .
Escrita de texto final no Blog de HGP da turma.
Formativa

Sumativa
2 tempos de 45 minutos/ 2 aulas

Enumerar os mecanismos de repressão do Estado Novo.
A PIDE

A Censura

A oposição política
Breve discussão com os alunos sobre os mecanismos de repressão do Estado Novo

Observação direta



Breve sistematização sobre os mecanismos de repressão


Trabalho a pares
Visionamento de documentário 24 de abril. sic sobre a Pide.

Anotação no caderno das referências no documentário sobre os mecanismos de repressão-formas de tortura física, psicológica, repressão política, social e religiosa.

Leitura e análise de texto proibido pela Censura- artigo do jornal "Diário de Notícias".
Escrita de texto crítico sobre os mecanismos de repressão do Estado Novo para inserção no Blog da turma.
Formativa
3 tempos de 45 minutos/ 3 aulas

Referir os objetivos e a forma de atuação da polícia política, reconhecendo nos meios utilizados o desrespeito pelas liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos.
A atuação da PIDE e o seu funcionamento


A Ditadura vs Liberdade
Breve discussão com os alunos sobre a ideia de liberdade e a ideia de repressão











Trabalho a pares
Visionamento do documentário No limite da dor, RTP, 2014 " com testemunhos de vários ex-presos políticos que foram torturados pela PIDE e submetidos a todo o tipo de torturas: espancamentos muito violentos, privação do sono, isolamento, chantagem emocional."

Resolução de guião orientado sobre o documentário e posterior inserção pelos alunos no Blog da turma.
Construção de texto crítico sobre a forma de atuação da polícia política sobre os cidadãos portugueses. ( inserção posterior ,após correção e avaliação da professora, no Blog da Turma).


Formativa/ Sumativa
2tempos de 45 minutos/ 2 aulas
Referir a existência de prisões políticas, destacando a colónia penal do Tarrafal.
As prisões políticas

O Tarrafal
Discussão com os alunos sobre a ideia de prisão vs liberdade









Trabalho a pares
Visionamento em powerpoint de fotografias de prisões políticas como o Tarrafal e Caxias.

Visionamento de pequeno excerto de  "Há 70 anos, o Tarrafal: os últimos sobreviventes", RTP, 2007

Resolução de ficha formativa sobre as prisões políticas, em particular, sobre o Tarrafal, disponível no Blog da turma.


Formativa




Observação Direta
2 tempos de 45 minutos/ 2 aulas
Reconhecer na atualidade a existência de regimes com características ditatoriais onde diariamente são desrespeitados os Direitos Humanos.
Os regimes ditatoriais atuais

Os Direitos Humanos
Discussão com os alunos sobre os regimes ditatoriais atuais e os direitos humanos.
Que direitos são desrespeitados?
Visionamento a partir do Blog da turma de breve documentário sobre os Direitos Humanos ( versão portuguesa) das Nações Unidas.

Resolução de ficha formativa sobre os Direitos Humanos , disponível no Blog da turma.
Observação Direta


Formativa


Sumativa
2 tempos / 2 aulas




EFOLIO B
SEMINÁRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PORTUGUÊS, HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS ( 200)
MARINA ISABEL COSTA MALHEIRO CARREIRAS
1004595


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